9:30-10:00 Recepção e Registo dos Participantes
10:00-10:20 Apresentação por Christine Zurbach (Directora do CHAIA), Teresa Furtado (CHAIA) e Anna Linder (Filmform).
10:20-11:30 Sessão 1 Sanne Kofod Olsen (Funen Art Academy de Odense), Conquering subjects: performing female subjectivity. Malin Arnell, I Didn't Do It For Nothing, performance ao vivo da artista.
11:30-12:00 Pausa para chá/café
12:00-13:00 Sessão 2 Jane Jin Kaisen, comentário da artista sobre o seu trabalho. Lilibeth Cuenca, comentário da artista sobre o seu trabalho.
13:00-14:30 Almoço
14:30-16:30 Sessão 3 Ana Gabriela Macedo (Universidade do Minho), Women, Art and Power. Aurora Reinhard, comentário da artista sobre o seu trabalho. Ane Lan, comentário da artista sobre o seu trabalho. Joanna Rytel, comentário da artista sobre o seu trabalho.
16:30-17:00 Debate presidido por Jane Gilmor (Mount Mercy College, Iowa) e Teresa Furtado.
9:30-10:00 Recepção e Registo dos Participantes
10:00-11:30 Sessão 1 High Heel Sisters, comentário das artistas sobre o seu trabalho. Jane Gilmor, Backing Forwards: The 1976 All-American Glamour Kitty (runner up) finally meets the High Heel Sisters.
11:30-12:00 Pausa para chá/café
12:00-13:00 Sessão 2 Teresa Furtado, On performative video disconformities in the work of today's Nordic women artists. Manuela Cristóvão, Intimate Photo/Videographic Images.
13:00-14:30 Almoço
14:30-16:00 Sessão 3 João de Oliveira (Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa), Gender performativity and queer uses in video art.
Klara Lidén, comentário da artista sobre o seu trabalho. Karianne Stensland, performance ao vivo da artista.
16:00-17:00 Debate, Conclusões e Encerramento presididos por Jane Gilmor e Teresa Furtado.
Inauguração da Exposição : 24 Nov., 19:30 h, na Torre do Salvador.
Horário de abertura : Segunda a Sexta 9:00-12:30 h e 14:00-17:00 h.
Sábado 10:00-17:00 h.
Mostra de vídeo performativo das artistas nórdicas Ane Lan (Noruega), Lotte Konow Lund (Noruega) Lilibeth Cuenca Rasmussen (Dinamarca), Jane Jin Kaisen (Dinamarca), Aurora Reinhard (Finlândia), Pirjetta Brander (Finlândia), Joanna Rytel (Suécia), Klara Lidén (Suécia), The Icelandic Love Corporation - Sigrún Hrólfsdóttir, Jóní Jónsdóttir e Eirún Sigurdardóttir - (Islândia) e High Heel Sisters - Malin Arnell (Suécia), Line Skywalker Karlström (Suécia/Dinamarca), Karianne Stensland (Noruega) e Anna Linder (Suécia).
Dois Workshops de carácter teórico-prático sobre vídeo performativo repartidos por três dias:
1° Dia, introdução ao tema da Oficina;
2° Dia, desenvolvimento de ideias e filmagem;
3° Dia, edição e mostra dos vídeos realizados.
Estas oficinas gratuitas dirigem-se a estudantes de Escolas de Artes Visuais do ensino superior portuguesas e nórdicas. Uma exposição dos vídeos realizados pelos participantes terá lugar no Edifício dos Leões a 28 de Nov.
Jane Jin Kaisen realizará uma breve introdução ao contexto teórico e histórico da videoarte e da performance e à convergência dos dois media, sublinhando o vídeo performativo feminista em geral e os vídeos do projecto Act Out em particular. Será analisada a diferença entre uma performance ao vivo e a utilização da performance no vídeo.
Os conceitos de intervenção, confrontação e transformação, temas e modos de endereçamento frequentes nos trabalhos de muitos artistas de vídeo performativo, serão usados pelos participantes como uma inspiração, uma directriz. Diversos artistas utilizaram o seu corpo como uma ferramenta para intervirem, confrontarem e transformarem a sociedade, ideias e espaços físicos. Tomando estes factores em consideração, será discutido como o corpo pode ser utilizado como símbolo e como é interpretado no contexto do tempo e do espaço. O corpo deve ser entendido como algo que é transformado ou transforma os contextos que o envolvem. Os participantes devem pensar no que pretendem exprimir ao utilizar um elemento performativo no seu projecto, e devem pensar e planear quais os objectos que pretendem utilizar (fatos, adereços ou outro tipo de objectos).
O tema geral da oficina é a utilização estratégica do corpo pelos artistas da performance de modo a perturbarem as normas em relação ao género.
A artista Line Karlström descreverá nas suas linhas gerais o corpo enquanto receptor e produtor de valores de identidade e culturais e como o conceito do corpo foi interpretado historicamente pelas artistas feministas da performance. Serão também mostrados trabalhos seus e do grupo High Heel Sisters ao qual pertenceu. Os participantes irão reflectir sobre o significado da nudez como um factor crucial na arte da performance, a ideia do corpo "normal" e os trabalhos de performance de artistas que desafiaram e destruíram essa concepção. Serão também debatidos conteúdos como a documentação da performance e a colaboração. Serão sublinhados os seguinte tópicos:
a) será a nudez, no presente, uma estratégia relevante a utilizar na prática da performance?;
b) o conceito do corpo enquanto produtor de valores de identidade e culturais;
c) a ruptura da normatividade e do conceito do corpo heterossexual.